20 de março de 2019

A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas

A Cozinha Encantada dos Contos de Fada, da Katia Canton e editada pela Companhia das Letrinhas, é um destes livros que como o próprio nome diz, nos encanta. Aqui a autora pega diversos contos clássicos apresentados segundo a ótica de vários escritores, sendo que o ponto comum  presente em todas as histórias  sempre foi a comida. E como cada escritor tem uma visão diferente do tema, sua versão será mais simples ou mais requintada.

Por exemplo, Perrault descrevia pratos requintados em suas histórias, pois ele próprio era um alto burguês e frequentava o luxo da culinária francesa. Os irmãos Grimm valorizavam o gosto simples do povo germânico. Já Hans Christian Andersen que foi um menino pobre em sua infância, tinha um jeito peculiar de incluir a comida em suas histórias.

Então esse livro irá mostrar as diversas maneiras que cada  escritor explora o tema em sua narrativa e assim vamos saborear várias receitas divertidas com todo o encantamento que a história traz. Ou seja, uma página será mais gostosa de ler do que a outra.

Quem nunca imaginou o que a vovó da chapeuzinho poderia cozinhar com as coisas que a neta levava naquela cesta? Ou, o que a Branca de Neve deixava preparado para os 7 anões quando eles voltavam para casa? Cada história terá um gostinho especial.

E a parte legal será testar receita por receita, misturando a magia dos contos de fadas, com o prazer em ir para a cozinha colocar a mão na massa.

Adorei as receitas. São simples e deliciosas.

Deixe um comentário