7 de abril de 2010

Nova História

 

Como já contei aqui uma vez, faço um trabalho social de incentivo a leitura no Jaguaré para crianças de 6 e 11 anos. Faz parte desse processo, criar histórias junto com meus alunos, onde eu dou o começo e daí pra frente vamos construindo o restante todos juntos. Discuto a idéia de cada um, analiso o que faz mais sentido dentro da história e asim de pouquinho cada um deles coloca ali um pedacinho das suas fantasias. O final sempre reflete o desejo deles com relação a vida, aos sonhos …

Feito isso, volto pra casa e coloco todas aquelas idéias numa narrativa que dê sequência a história que eu comecei. Quando volto na semana seguinte, eles escutam super ansiosos o resultado e cada criança escolhe uma passagem para ilustrar. Depois, ensaimos para representar na classe o que foi feito. Essa é a parte da emoção, das discussões de quem será a princesa, o monstro ou o bruxo. E aí vou percebendo um pouquinho do desejo de cada um.

É realmente muito bacana perceber o orgulho deles em levar a história para mostrarem ao pais. Vai aí anexado para quem quiser ler:  O Portal de Monte Mor

Deixe um comentário