27 de janeiro de 2010

Quando tudo começou

O trabalho que faço de incentivo a leitura no Bom Jesus há 2 anos, começou com uma incerteza se eu daria conta dos meus objetivos lá: estimular o imaginário das crianças através da narração de histórias, oferecendo a oportunidade delas vivenciarem no plano da representação simbólica, o sonho, os medos, a fantasia e o prazer próprios da narrativa ficiconal. Com isso elas poderiam se apropriar da linguagem oral para, num segundo passo,  serem despertadas pelo interesse da leitura e da escrita, criando inclusive suas próprias histórias.

No começo eu  lia histórias e em seguida fazia  atividades que trabalhassem a percepção, criatividade e imaginação de cada uma relacionadas ao que eu havia contado.  Elas criavam monstros e todo tipo de personagens que lhes vinham a cabeça, de acordo com a atividade proposta.

Alguns meses depois foram suficientes para eu criar um vínculo forte com meus alunos e deixar de ter incertezas quanto aos meus propósitos lá.

Esse foi o comecinho de uma longa história.

2 comentários para “Quando tudo começou”

  1. Letícia disse:

    Stela,

    Parabéns pelo lindo trabalho. Descobri o site junto com a minha filha e estamos curtindo muito. Adora escrever e fiquei muito feliz de saber que projetos como esse podem frutificar. Obrigada pela inspiração.

    Abraços,

    Letícia

  2. O Pequeno Leitor disse:

    Oi Letícia, fico contente que sua filhota esteja curtindo o site. As crianças tem escrito muito mais do que eu esperava e tenho achado essa participação muito bacana. Obrigada, bjs
    stela

Deixe um comentário